Buscar
  • Aruane Amorim

SOBRE ESPERAR E TRANSFORMAR NA EXPERIÊNCIA


(a importância do cuidado com a saúde mental)


No dia vinte e seis de junho de dois mil e vinte um, meu companheiro sofreu um grave acidente. Ao receber a notícia, por telefone, um misto de emoções me invadiu: tristeza, medo, raiva, numa questão de segundos se transformaram em choro e soluços.


Esta catarse, que deve ter durado uns 10 minutos, logo se transformou em pensamento de ação: ir ao encontro, acionar SAMU, entender a gravidade, avaliar, pensar e ligar para familiares e amigos para dar a notícia. Bem como desabafar e me permitir aceitar o cuidado dos que podiam estar por perto e dos que estão longe (quase todos, pois estamos em pandemia).


No dia seguinte, cabeça aérea e sem conseguir me organizar. Mesmo sendo profissional da área psi, depois de longos anos de análise com vários psicanalistas, tentava entender que neste momento eu era a pessoa e não a profissional.


Já no terceiro dia, antecipei a análise, pois precisava cuidar do emocional e mental do ser humano Aruane.


A cada espaço de fala com minha psicanalista é a possibilidade de transformar, ressignificar posicionamentos, pensamentos e emoções.


Aprendi a dar espaço para a espera na experiência e entender (Um pouquinho) que a angústia, mesmo trazendo sofrimento, abre espaço para o enfrentamento.


Sempre há tempo de ver, tempo de compreender e tempo de concluir; reverenciando os ensinamentos de Lacan.



Posts Relacionados

Ver tudo