Buscar
  • Carmen Santos

O PESO DAS PALAVRAS


Se todos soubessem o peso das palavras, dariam mais valor ao silêncio...


É verdade que não temos controle sobre as falas e atitudes do outro. Mas, podemos ter controle sobre o que sentimos e dizemos. As palavras têm peso; Sim!!! Verdade!!! Leve ou pesada, depende somente de nossa escolha; portanto, esforce-se para proferir palavras generosas de acolhimento, de consolo, de amor, de apoio, de ânimo. Se não conseguir, faça o exercício do silêncio, pense antes de falar. Uma palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, aproxima ou afasta. Se saudável, é do bem. Do contrário, pode ser destrutiva. A palavra traz felicidade, união ou decepção, expressa pensamento e induz a ação.


O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo”, sabedoria dita pelo pensador romano Sêneca.


Todos sabem que a palavra é o reflexo do que se pensa e deseja e que ela tem impacto direto na vida, seja para agradar ou agredir alguém. E não é só quem não tem papas na língua que se atropela ao falar demais ou usar de forma desenfreada a franqueza, da forma ou na hora errada. Na maioria das vezes, não se mede o impacto que uma palavra pode ter.


A palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, traz felicidade ou decepção, aproxima ou afasta. Tem o poder de exprimir o amor, a alegria, o respeito, a admiração, a generosidade, mas também, da forma como é falada, pode carregar a inveja, o ódio, o sarcasmo, o ressentimento... Por isso, é tão importante ter cuidado com o que você fala e como se fala, o tom da voz. E não se esqueça que a palavra vem acompanhada de gestos, da respiração, de um ritmo que também fará parte de como ela será compreendida.


Por isso, cada instante da sua vida é moldado pelo que se fala. E não é à toa que muitos repetem por aí que pensamentos positivos e palavras otimistas ajudam, enquanto os negativos encontram obstáculos a mais, por este motivo, é possível entender aqueles que defendem que a palavra é um mantra em ação. Materializada, ela reflete os sentimentos.


Sendo assim, fique atento! Cuidado com suas escolhas, porque uma palavra mal colocada afeta relacionamentos e a convivência. E aquela dita no momento certo, com a entonação adequada, gera compreensão, amor e se torna uma mensagem poderosa de união entre as pessoas. A palavra dita com carga de mágoa estraga qualquer relacionamento. Mas a responsabilidade é do emissor e do receptor. Esta é a importância de uma montagem de fala bem feita para evitar equívocos. A flor pode ser regada e revigorar. Assim é a fala para a alma, para o coração e para o inconsciente. Nossas palavras têm poderes maiores do que supomos, começando pelo efeito bumerangue, ou seja, a energia que usamos na fala volta imediatamente para nós mesmos.


Dito isto, voltamos ao início do texto... A palavra tem peso, e só depende de você se ela irá cortar e dilacerar, ou se irá restaurar e levar bom ânimo. Se será luz ou escuridão no íntimo do coração do outro. A escolha é sua! Pense nisto!




Posts Relacionados

Ver tudo