• Rubia Arce Administradora do Blog

CONEXÃO


“Ter olhos puros é ter uma conexão direta com nosso coração. Quando Deus transforma o nosso jeito de pensar, modifica também o nosso jeito de olhar as coisas e as pessoas. Vemos as coisas com os olhos da pureza, sem preconceito. Olhar as pessoas com pureza significa permitir que elas sejam vistas por nós como se estivessem sendo vistas por Deus.”

Pe. Fábio de Melo

Conexão significa, basicamente, a ligação de uma coisa com outra; união. Nos tempos de hoje, há uma compreensão mais apurada sobre a necessidade de conectar-se com o outro, com o externo, mas também com o interno. As pessoas andam desconectadas de si mesmas, e isso as desconecta do mundo exterior. Quando se diz que para se amar o outro primeiro é necessário amar a si mesmo, diz-se sobre conexão. Nada nos conecta mais que o amor. A conexão nos traz entendimento sobre nós, nossas necessidades e aspirações: o que queremos, como queremos, porque queremos. O que devemos esperar do outro e do mundo a nossa volta?


Nós enxergamos a vida a partir das nossas experiências. O que vai sendo registrado em nós ao longo do caminho, vai nos moldando e criando em nós uma forma única de enxergar a vida. Mas, existem as experiências que temos e a forma como as vemos. Nem sempre a forma como vemos o que vivemos corresponde a real experiência. Isso também influi na forma como enxergamos as pessoas, como tratamos as pessoas, o trabalho, os relacionamentos. Se temos fortes experiências negativas com pessoas, por exemplo, tendemos a agir como se todas fossem iguais, como se todas fossem agir mal conosco. E não conseguimos nos conectar a elas.


É fato que, antes de tentarmos nos conectar as pessoas, é preciso nos conectar a nós mesmos. É preciso olhar para dentro de si e ver como realmente é, e o que busca. Em geral, aquelas pessoas que não conseguem se conectar com outras, com propósitos, com grupos, têm dificuldade de se conectar a si mesmas. Se veem perdidas em um mundo que solicita conexões todo o tempo. Não se comprometem, e se o fazem, não cumprem.


Conexão é o que mantém as pessoas próximas de forma saudável. Nos conectamos com o que nos agrada, com as semelhanças que encontramos, mas principalmente com o que admiramos. Por que as histórias têm tanto poder de nos conectar ao outro? Porque encontramos semelhanças e passamos a admirar o outro sob algum aspecto, que às vezes nem identificamos o que nos captou. Somente o que nos toca profundamente, nos move.


No meu trabalho, me deparo com pessoas desconectadas todo o tempo. Mães desconectadas a filhos, ou a maternidade, pais desconectados aos filhos ou a família, funcionários desconectados a empresas, empreendedores desconectados à vida profissional, ou ao seu propósito. Filhos desconectados a pais. Maridos desconectados a esposas. E tantos outros exemplos que poderia citar aqui. Para muitas pessoas não há sintonia com nada, ou com muito pouca coisa. Elas não enxergam valor nas coisas, nas pessoas, nos acontecimentos, não interagem como deveriam, porque algo, em algum momento as desconectou de si mesmas e, por consequência, do universo.


Por isso, buscar o caminho da compreensão de si é tão essencial para a vida. Na maioria das vezes é mais fácil fugir, excluir, desistir, quando as coisas se apresentam um pouco mais pesadas ou complicadas. Quando não conseguimos lidar com facilidade, quando precisamos de um pouco mais de esforço para lidar com o que nos incomoda, preferimos fugir a tentar entender do que se trata e nos conectar novamente. É mais fácil fingir que nada está acontecendo e seguir em frente. Sim, é mais fácil, mas não o melhor caminho.


Portanto, é essencial que se comece agora. Se você se sente desconectado com o mundo ao seu redor, com os trabalhos que realiza, amigos, família, as pessoas que te cercam, busque um entendimento mais profundo de si mesmo. Não fuja, não desista. Isso só fará o universo te colocar em outras situações com as quais você precisará lidar com as mesmas dificuldades. Tudo aquilo que sai de você para o outro, retorna a você de alguma forma. Questione-se, resgate-se, alinhe-se novamente consigo, para assim, se realinhar com seus propósitos e objetivos. Se for preciso, resgate sua história, encontre nela onde foi que desconexão aconteceu e se traga de volta.


Estarei aqui para te ajudar. Quando estiver pronto, venha.


Você vai ver como é lindo se conectar a pessoas, propósitos, grupos, trabalhos, situações. Tudo fluirá tão melhor, que você desejará ter iniciado antes.



Eu te convido a compartilhar este texto com alguém que você conhece e que precisa ler isso. Nosso objetivo é fazer os conteúdos dos textos Memorarces chegarem ao maior número de pessoas possível, para que elas se sintam acolhidas, recebam informação e saibam onde podem procurar ajuda. Você pode ajudar alguém com este texto. Compartilhe!


Forte abraço! Luz e paz!


Até a próxima!


34 visualizações
Destaques
Arquivos
Siga-me