• Rubia Arce Administradora do Blog

PROPÓSITO


Acredite! Sua vida só fará sentido quando você começar a fazer algo por alguém!


Olá pessoas lindas que estão sempre acompanhando os meus textos aqui no Blog! Minha gratidão é imensa por ter vocês aqui!


Hoje vamos falar de PROPÓSITO. Uma palavrinha muito usada nos dias de hoje, principalmente no meio empreendedor. Mas, afinal, o que seria isso? O que seria ter um propósito de vida?


A palavra propósito significa algo como “a razão por que algo existe”. E, algumas pessoas acham que propósito tem que ser algo imenso, exclusivo, arrebatador, que quando se encontra abala os pilares da humanidade. Outras, nem se importam. Acham que esse papo de propósito é algo que não existe, ou, se existe, tem muito pouca importância. Essas últimas, sem dúvida, nunca o encontraram.


Embora seja uma palavra muito ligada ao meio profissional, o trabalho não é o único lugar onde as pessoas encontram seu propósito de vida. E não deveria ser, porque propósito vai além de “prestar um serviço”. A meu ver, propósito é servir. Isto é, o propósito está diretamente ligado ao fazer algo que ajude alguém de alguma forma.


Existem sim pessoas que abraçaram grandes propósitos na vida, assim como, existem aqueles que não têm propósito algum, porque nunca se esforçaram para encontra-lo, e ainda, aqueles que cumprem seu propósito todos os dias, seja na vida pessoal, no trabalho, na área espiritual, mas não sabem, porque nunca pararam para pensar sobre isso.


Eu, como uma pessoa que acredita que somos seres espirituais vivendo uma experiência física, não acredito que tenhamos vindo aqui, viver esta vida, sem um motivo maior. Sem um propósito. Há uma razão para estarmos aqui. Há uma razão para cada pessoa que temos na vida. Cada um que atravessa nosso caminho está ali porque precisa estar. E, esta, sem dúvida, não é uma experiência individual.


Partindo-se da premissa de que estamos aqui para partilhar o mundo com outras pessoas, mesmo porque, se o propósito de estarmos aqui fosse ligado somente a nós mesmos, estaríamos aqui sozinhos e não partilhando o mesmo espaço e vida com outras tantas pessoas, acredito que nosso propósito tem muito a ver com o impacto, ou, a influência da nossa existência na vida dos outros e no desenvolvimento do mundo ao nosso redor.


Porém, não necessariamente o nosso propósito precisa ser algo que impacte ostensivamente o mundo. Não precisa ser algo grande demais, como as obras deixadas por tantas pessoas incríveis pelo mundo. Mas, precisa ser algo que contribua para tornar a vida de alguém um pouco melhor em algum aspecto. Tem a ver com quem você é e o que representa. Tem a ver com amar a vida e as pessoas. O seu propósito está onde o seu amor está. Seja cuidando da sua família, do seu lar, seja realizando um bom trabalho numa padaria, hospital, escola, dirigindo um ônibus, entregando jornal. Seja acolhendo pessoas quando elas mais precisam. Seja ensinando alguém a orar ou orando por alguém. Não importa onde se manifeste o motivo pelo qual você está aqui, o importante é que você ame.


É muito provável que seu propósito esteja ligado a um dom que você possua, e talvez nem saiba. Dons são algo que recebemos de graça para colocarmos a serviço do outro.


Portanto, se você quer descobrir o seu propósito, preste mais atenção aos seus dons, ao que você pode oferecer para o mundo. E pense se você já não está cumprindo o seu propósito sem perceber. Acredite, você saberá quando o encontrar, ou, o enxergar.


Se quiser, vamos conversar sobre isso. Tenho muito a falar sobre propósitos e posso te contar como encontrei o meu. É só deixar nos comentários.


Feliz vida! Até a próxima!





26 visualizações
Destaques
Arquivos
Siga-me